Olimpíadas em Paris 2024:
- Amanda Amorim
.jpg/v1/fill/w_320,h_320/file.jpg)
- 8 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Como tem sido a alimentação dos atletas que estão competindo?

As olimpíadas estão chegando ao fim e já vai deixando saudades, não é mesmo? Mas o que parece que não deixará saudades são as comidas servidas na Vila Olímpica em Paris. Sabemos que a alimentação impacta e muito na performance de todos os atletas e algumas questões tem sido levantadas na competição.
As polêmicas começaram quando logo no início da competição os atletas começaram a reclamar sobre a falta de proteína nas refeições e a dificuldade para bater a quantidade de calorias para o dia.
FALTA DE COMIDA NA VILA OLÍMPICA:
Após diversas denúncias dos atletas o Comitê de Paris acatou o que foi falado pelos atletas e abasteceu a Vila Olímpica com alimentos ricos em proteínas. Chegaram à Vila Olímpica cerca de 700kg de ovos e 1 tonelada de carne para atender as necessidades dos atletas.
Segundo o Comitê Olímpico durante toda a competição a previsão é de que serão servidas 13 milhões de refeições – o equivalente à quantidade fornecida em 10 edições da Copa do Mundo de futebol –, tornando-se a maior operação de catering (serviços de bufê) em eventos em todo o mundo.
PARIS 2024 E SUSTENTABILIDADE:
Na página Oficial dos Jogos Olímpicos foi divulgado que em comparação com edições anteriores, Paris 2024 está reforçando suas ambições ambientais e sociais com objetivos quantitativos e estruturados em torno de seis compromissos principais. Sendo eles:
1. 2x mais alimentos a base de plantas;
2. Alimentos 100% certificados;
3. Reduzir o consumo de plástico;
4. Limitar o desperdício dos alimentos;
5. 100% do reaproveitamento;
6. Programas de integração profissional.
E estes seis compromissos são divididos em 60 subcompromissos para cada tipo de produto ou serviço, incluindo: carne 100% francesa e sustentável, laticínios franceses, 100% de produtos de pesca sustentável, 100% de ovos caipira da França, etc.
O QUE CADA PAÍS LEVOU PARA FRANÇA?
Segundo o portal Eater algumas delegações tem trazido comida de "casa" para seus atletas. Como é o caso dos EUA que enviou: shakes de proteíma, pretzels, pipoca, carne seca, barras energéticas e pasta de amendoim. A delegação Irlandesa enviou aveia para os atletas, para a preparação de mingau.
A delegação do Quênia enviou chá Kericho Gold e ugali, que é uma massa grossa de fubá. A Austrália trouxe seu próprio barista para a competição e enviou 2.400 tortas de carne. A Jamaica levou para a competição tempero jerk e bebidas de aloe vera.
A China trouxe sua sopa especial em parceria com Ajinomoto e solicitou a Vila Olímpica de que fosse abastecida com missô, bolinho de arroz e dashi.
E O QUE O BRASIL LEVOU PARA AS OLÍMPIADAS?
O cardápio para os atletas brasileiros foi elaborado pela Chef Sarah Lima que é brasileira e vive há 15 anos em Paris em conunto com a nutricionista do Comitê Olímpico do Brasil Renata Parra, onde a mesma conta na publicação feita em seu Instagram (@renataparra_nutri) que a ideia era trazer o conforto de casa com o gostinho e sabor incomparável da nossa comida brasileira.
Veja as opções que nossos atletas brasileiros têm disponibilidade na Vila Olímpica:
Delícia né? Deu até fome!





















Comentários